Foto: CM Tondela

Os ministros da Saúde, Ana Paula Martins, e da Presidência, António Leitão Amaro, acompanhados pela autarca de Tondela, Carla Borges, inauguraram as obras de requalificação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cândido de Figueiredo, em Canas de Santa Maria, e do Polo do Caramulo da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Campo de Besteiros/Caramulo, onde foram investidos mais de meio milhão de euros.

Na USF Cândido de Figueiredo, que serve sete mil utentes e tem um quadro clínico com quatro médicos e quatro enfermeiros, apoiados por cinco administrativos, as obras permitiram melhorar o isolamento térmico e o telhado, tendo sido também instalado ar condicionado e construído um novo módulo, que levou à criação de mais dois gabinetes médicos e de uma sala de formação.

A intervenção, efetuada durante dez meses, custou 237.557 euros, com o apoio do último quadro comunitário.

Na Vila do Caramulo foram inauguradas as obras do Polo de Saúde local, que custaram 316.490 euros, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Uma unidade que serve dois mil utentes e sofreu obras de arranjos interiores e exteriores, com substituição da cobertura, instalação de uma nova caldeira e substituição da iluminação, que passou a ser led, contando ainda com um novo parque solar instalado no telhado.

“Estamos em crer que com este investimento melhorarmos os cuidados de saúde primários da nossa população”, disse a presidente da Câmara de Tondela após o descerrar da placa de inauguração, realçando ainda o facto de as obras terem decorrido com a unidade de saúde de portas abertas, sem comprometer a assistência clínica aos cidadãos.

Também a ministra Ana Paula Martins se mostrou satisfeita por o atendimento às populações não ter sido comprometido com a intervenção que foi realizada, destacando a sintonia entre o Ministério da saúde e a autarquia, que, segundo a titular da pasta da Saúde, “mostra duas coisas essenciais e que são muito importantes em saúde e em coesão territorial. Em primeiro lugar que as nossas equipas em saúde são dedicadas ao bem comum, e, em segundo lugar, o facto de as autarquias, os nossos autarcas que efetivamente representam a comunidade, que não só exigem, mas também apresentam soluções para que a saúde de todos os portugueses seja de facto cada vez melhor”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu