Foto: CM Tondela

A Câmara de Tondela aceitou a transferência de competências na área da saúde, assumindo a gestão, manutenção e conservação de edifícios, e do equipamento não médico, do centro de saúde da cidade e nas suas cinco extensões.

O auto de delegação de competências do Estado para a autarquia foi já assinado, e incluiu uma compensação financeira anual para o município de 271.528 euros.

O Município informou que está agora responsável pela gestão, manutenção e conservação dos edifícios e do equipamento não médico, do Centro de Saúde de Tondela e nas extensões de Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caramulo, Lajeosa do Dão e Molelos.

O acordo com o Estado previu ainda a passagem de cinco assistentes operacionais da unidade de saúde Tondela para a autarquia, que passa também agora a participar no planeamento, gestão e em investimentos relativos à construção de novas unidades de saúde, equipamento e manutenção.

Informa a autarquia de Tondela que no acordo está já incluída a futura Unidade de Saúde Familiar de Tondela, que irá nascer no edifício do centro de saúde da cidade, que vai ser “profundamente remodelado”, avançou o executivo liderado por Carla Borges.

A presidente da Câmara de Tondela lembrou que sempre foi favorável à transferência de competências, mas que teria não só de ser acompanhado de “um envelope financeiro robusto”, mas também de abranger os vários os aspetos ligados ao setor, o que foi agora contemplado no auto assinado com a tutela.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.