Foto: CCL

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) na região Centro assenta, desde o início do ano, no IPO de Coimbra e em 10 Unidades Locais de Saúde (ULS), entre as quais a Viseu Dão-Lafões, no âmbito da reorganização dos cuidados de saúde primários.

Às ULS da Guarda e Castelo Branco, criadas em 2008 e 2009, respetivamente, juntaram-se agora as de Aveiro, Médio-Tejo, Lezíria, Baixo Mondego, Cova da Beira, Viseu Dão-Lafões, Região de Leiria e de Coimbra, e que entraram em funcionamento no dia 01 de janeiro.

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra mantém a sua autonomia médica e administrativa como Entidade Pública Empresarial (EPE), prestando cuidados de saúde diferenciados de diagnóstico e tratamento da doença oncológica para toda a região Centro.

Já o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o ACeS de Dão-Lafões formam a ULS de Viseu Dão-Lafões, que abrange toda a região interior Centro.

Além dos hospitais de Tondela e Viseu, abrange os centros de saúde de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, que formavam o AceS Dão Lafões.

No primeiro dia do ano os serviços de saúde no continente ficaram organizados em 39 ULS, com a criação de 31 novas unidades (a somar às oito já existentes), que têm como objetivo integrar numa mesma estrutura a gestão financeira e dos cuidados prestados pelos centros de saúde e pelos hospitais de referência.

Paralelamente, serão extintas as Administrações Regionais de Saúde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm