Foto CHTV: Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Está concluída a obra de ampliação/remodelação do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), EPE, estando já operacionais as novas instalações desde esta sexta-feira passada (31 de março), prontas para receberem os doentes.

Neste projeto foi remodelada uma área de cerca de 1.449 m2, onde estava localizada a antiga urgência, e construído um novo edifício com 1.817m2.

A obra foi planeada em 2016 e adjudicada em 2020. O investimento associado a este projeto ronda os 7,3 milhões de euros, tendo sido comparticipado pelos fundos do Portugal 2020.

“A ambiciosa empreitada de ampliação e remodelação do Serviço de Urgência concretizou-se em plena pandemia, tendo sido necessário um esforço suplementar para garantir a resposta em contingência e manter circuitos duplicados de atendimento, missão que o hospital superou, apesar das difíceis condições de trabalho para todos os profissionais e limitações nas condições de atendimento dos utentes”, frisa o CHTV em comunicado à imprensa, acrescentando que “as novas instalações irão agora permitir melhores condições para os utentes e um recomeço de atividade clínica num espaço requalificado com espaços amplos propícios ao trabalho multiprofissional e cooperativo, fundamental nas equipas de urgência”.

Conforme comunicado, a nova urgência do Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE, já se encontra a funcionar em pleno no novo espaço, finalizado que está o processo de transferência gradual, que se iniciou na passada sexta-feira dia 24, ficando concluída a transição no final do dia 27.

As obras de remodelação e ampliação permitiram duplicar as áreas de espera e de atendimento, criar espaços diferenciados de acordo com a situação clínica do doente para maior vigilância e acompanhamento pelas diversas especialidades. Outra das alterações com este novo serviço prende-se com a separação dos doentes triados como urgentes e menos urgentes, com circuitos mais diferenciados desde o posto de triagem até ao atendimento, permitindo assim aumentar a eficiência dos fluxos internos e racionalizar os recursos alocados.

O Serviço de Urgência Polivalente do CHTV tem uma afluência diária média de cerca de 250 utentes, e referencia uma população direta e indireta de cerca de 500 mil pessoas, da região de Viseu, Guarda e Douro Sul, para prestação de cuidados urgentes de alta diferenciação para este território do interior.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.