O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu o Viseu 2001 com três jogos à porta fechada e aplicou uma pena de seis jogos de suspensão a Alexandre Ferreira.

Decisão com base no regulamento de competições que impede que um jogador que faça o seu décimo jogo pela equipa A possa depois ser utilizado na equipa B.

Segundo o acórdão do Conselho de Disciplina, foi o que aconteceu com o atleta, que deu por comprovado que na época terá cumprido 11 partidas oficiais na equipa principal – 10 na Liga e um na Taça de Portugal – e utilizado pela equipa B em jogos do Campeonato Nacional de Futsal da III Divisão, o que o regulamento não permite.

O Gigantes de Mangualde fez uma participação disciplinar na FPF e o órgão federativo, a 18 de março instaurou um processo disciplinar ao clube e ao atleta, Alexandre Ferreira Lopes, que cinco dias depois seria enviado para a Comissão de Instrução Disciplinar da FPF.

O processo teve agora um desfecho com a sanção aplicada pelo Conselho de Disciplina, punindo o clube com três jogos à porta fechada, mais três com pena suspensa por seis meses, ainda multa de 1530 euros e seis jogos de castigo para Alexandre Ferreira, com mais seis de pensa suspensa por seis meses, por infração disciplinar, penas que são passíveis de recurso para o órgão superior, o Conselho de Justiça da FPF, e também o Tribunal Arbitral do Desporto.

O processo envolvia ainda queixa semelhante sobre o atleta Fábio Pais, mas foi arquivada.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.