Sob o mote da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata, a iniciativa dirige-se à comunidade em geral, em especial às mulheres, a quem a Liga desafia que se façam acompanhar dos seus parceiros. A conversa terá a participação dos médicos urologistas Belmiro Parada e Ricardo Godinho, sob a moderação dos médicos Francisco Allen Gomes e Natália Amaral. Esta decorrerá a 24/nov, pelas 18h00, no Salão Brazil (Coimbra).

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem, muito em especial, à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata, atualmente o mais frequente no homem e o terceiro com maior mortalidade. Assim, no âmbito da campanha de sensibilização “Novembro Azul”, o Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza no próximo dia 24 de novembro a iniciativa “Vamos Falar Sobre Cancro da Próstata?”. Esta terá lugar no Salão Brazil, em Coimbra, com início pelas 18h00.

O NRC lança, desta forma, um convite à comunidade para uma ação informativa e de sensibilização sobre a doença, especialmente dirigido às mulheres, a quem a Liga desafia que se façam acompanhar dos seus parceiros. Participarão nesta conversa os médicos urologistas Belmiro Parada e Ricardo Godinho, sob a moderação dos médicos Francisco Allen Gomes e de Natália Amaral, secretária-geral da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC.

A entrada é gratuita, mas com inscrição obrigatória, a ser feita através do contacto com o Núcleo Regional do Centro, pelo nº 808 910 132 ou e-mail: voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt.

Salientamos que o cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática, na qual, o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada. Detetá-lo numa fase precoce é essencial! Estima-se que em Portugal, durante o ano 2020, tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata. Porque falar sobre o cancro é fundamental, o NRC da Liga desafia homens e mulheres à participação nesta ação informativa/ sensibilização.

Mais informações sobre a prevenção do cancro da próstata em www.ligacontracancro.pt/novembroazul

(Comunicação LPCC -15 novembro, Coimbra)