A Câmara de Vila Nova de Paiva assinou com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) o protocolo que viabiliza um apoio de 190 mil euros para investir em ações de combate à seca no concelho.

O acordo prevê apoio financeiro, mas também técnico, para que o município possa avançar com medidas que minimizem os impactos da seca e a escassez de água no concelho, estando previstas, entre outras, a reativação e a criação de novas captações de água.

O município vai também adquirir um camião-cisterna com capacidade até 30 mil litros para garantir o transporte de água em períodos de escassez.

Está ainda previsto o financiamento de kits redutores de caudal para instalação nas torneiras de casa dos habitantes do concelho e a melhoria nas infraestruturas de reserva e tratamento de água.

Lembra o Município de Vila Nova de Paiva que, nos últimos meses, e para combater os efeitos da seca no concelho, foram feitas duas novas captações de água e reativadas algumas que já existiam.

Este apoio da APA a Vila Nova de Paiva segue-se aos que havia já estabelecido com as autarquias de Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm