Foto: José Alfredo, Município de Viseu

A GNR e a autarquia de Viseu entregaram os primeiros aparelhos de teleassistência a idosos do projeto E-Guard.

O objetivo é garantir um acompanhamento de proximidade e permanente a pessoas isoladas e socialmente vulneráveis em particular idosos.

Para já foram 10 mas, segundo a vereadora da Ação Social na autarquia viseense, Leonor Barata, “o número poderá aumentar” tudo “dependendo das situações que possam surgir”.

A autarca lembrou que “um dos critérios para os idosos acederem ao programa tem a ver com a comprovação do seu estado de isolamento” habitando “em zonas de alguma dificuldade de acesso e onde não têm vizinhos próximos”.

Com este projeto E-Guard, monitorizado em permanência no Comando Distrital de Viseu da GNR, é entregue a cada idoso um aparelho e, em caso de emergência, basta ser premido o botão SOS e a GNR assegura as medidas que forem necessárias para que o apoio chegue o mais rápido possível.

O projeto E-Guard chega já a 14 dos 24 concelhos do distrito de Viseu: Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.