Há pelo menos 16 dos 24 concelhos do distrito de Viseu que já oficializaram o valor da taxa de IMI a cobrar em 2023, e que será o valor mínimo previsto por lei, de 0,30%.

Os municípios de Armamar, Castro Daire, Cinfães, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela, Viseu e Vouzela, já viram essa decisão aprovada em Assembleia Municipal.

A Lei permite às autarquias cobrar um valor máximo de IMI de 4,5%, mas a generalidade dos concelhos do distrito fica bem abaixo desse limite.

Acima do valor mínimo de 0,3% estarão em 2023 os municípios de Lamego, que aplicará uma taxa de 0,365%, Santa Comba Dão, com 0,39% e também Tabuaço, que cobrará 0,4%.

A data limite para as autarquias comunicarem à Autoridade Tributária a taxa de IMI para o próximo ano é o dia 31 de dezembro, e na consulta à data de hoje, 28 de dezembro, não constavam no portal das finanças o valor das taxas por parte de cinco autarquias no distrito, as câmaras de Carregal do Sal, Mangualde, Penedono, Resende, e Vila Nova de Paiva.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm