Foto: Freepik

A administração do Hospital de Viseu apresentou no Ministério da Saúde um plano para “salvar a urgência” pediátrica.

Os responsáveis pela unidade querem ampliar a capacidade de atendimento na Urgência Pediátrica até às 23:00, e também aos sábados e domingos, e implementar um modelo onde os doentes referenciados como menos graves pelo SNS 24, sejam encaminhados para o Serviço de Urgência Básica de Tondela e de São Pedro do Sul, e com um novo ponto de reforço ao atendimento na cidade de Viseu.

Em nota de imprensa, Nuno Duarte, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, responsável pelo Hospital de Viseu, considera que se trata de “fomentar a capacidade de resposta em rede, encaminhando as situações menos graves para cuidados em proximidade ao nível dos cuidados de saúde primários dentro dos horários normais de funcionamento das unidades funcionais”.

Com este plano, a previsão é que possa ser possível “preservar a capacidade de resposta da urgência pediátrica para todas as situações referenciadas, mais urgentes ou emergentes, onde se concentra a capacidade técnica mais diferenciada de uma equipa multiprofissional com pediatras”, frisou Nuno Duarte.

O plano apresentado à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, prevê ainda que seja mantida a capacidade de apoio em Neonatologia para o regular funcionamento do Bloco de Partos.

Não será, no entanto, implementado no imediato e, até lá, mantém-se o encerramento noturno do serviço de urgência pediátrica no hospital de Viseu previsto para todos os dias de junho, entre as 20:00 e as 09:00 do dia seguinte.

A falta de médicos, e a necessidade de respeitar os períodos de férias de verão dos clínicos, foram as justificações da Administração do Hospital de Viseu para implementar estes constrangimentos no serviço.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu