A Assembleia Municipal de Viseu aprovou hoje com apenas um voto, a moção apresentada pelo Bloco de Esquerda sobre a ferrovia de alta velocidade, que mereceu a abstenção de todos os outros partidos.
A moção apresentada pela única deputada eleita pelo BE no órgão municipal, Ana Carolina Gomes, foi aprovada somente com o seu voto a favor, uma vez que os deputados eleitos pelo PSD, PS e a deputada eleita pelo Chega se abstiveram.
Na moção, o BE defende que se insista “na recuperação do projeto da linha Aveiro – Viseu – Guarda – Salamanca, marcando um prazo de execução, antecipando a data que estava prevista anteriormente para 2050”, considerando que servirá para “ligar todos os concelhos através de uma rede de transportes públicos intermodal, articulada com a ferrovia”, exigindo ainda “a criação de um passe único, válido para todos os transportes públicos, rodoviários e ferroviários, sejam serviços do Estado ou concessionados por este”, lê-se.
Fernando Ruas, autarca de Viseu, lembrou que é “defensor de uma ligação ferroviária que transporte pessoas e mercadorias e não uma linha exclusiva para cada uma” delas, acrescentando que, quanto à construção da linha, ela “está prevista, não em 2050, mas até 2050”, e o que o Governo do PSD, liderado por Luís Montenegro, recentemente apresentou, foi a “prioridade numa ligação ferroviária de Viseu à linha da Beira Alta”.
“A mim não me interessa ter uma ligação que atravesse o país em menos de uma hora. A mim preocupa-me que as pessoas nos concelhos da região possam ter acesso à ligação ferroviária. Não vamos confundir a alta velocidade com velocidade alta”, frisou Fernando Ruas.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.