Foto: Laura Castro Caldas

O viseense António Franco Alexandre venceu o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, com a sua antologia “Poemas”, obra editada em 2021 pela Assírio & Alvim.

O júri, constituído pelo poeta Luís Quintais, pela professora da Universidade do Algarve Ana Isabel Soares e pela jornalista Inês Fonseca Santos, “decidiu, por unanimidade, atribuir” o prémio à antologia “Poemas” (2021).

O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, distingue, bienalmente, uma obra poética em português, em primeira edição e de autor português, tendo sido instituído pelo Município de Faro em 1999, em homenagem ao poeta nascido na capital algarvia.

Este galardão, que inclui um prémio de 5 mil euros, junta-se a outros que o poeta viseense já recebeu como o Grande Prémio de Poesia do P.E.N. Clube Português, em 1983, Prémio Luís Miguel Nava e Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 1999, Prémio D. Diniz da casa de Mateus e Prémio Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa, em 2005 e o Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes APE/Câmara Municipal de Ponte da Barca, no ano passado.

António Franco Alexandre nasceu a 17 de junho de 1944, em Viseu. Fez os seus estudos académicos nas áreas de Matemática e Filosofia em França (primeiro, em Toulouse, depois em Paris) e nos EUA (Harvard). Após o seu regresso a Portugal, em 1975, é convidado para professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou até meados de 2009. Embora se tenha estreado como poeta ainda na década de sessenta, é sobretudo a partir da publicação de Sem Palavras nem Coisas (1974) que a sua obra se afirmou. Uma voz incontornável no nosso panorama literário, são suas algumas das obras mais significativas da poesia portuguesa contemporânea: Os Objectos Principais (1979), A Pequena Face (1983 – Grande Prémio de Poesia do PEN Clube Português), Quatro Caprichos (1999 – Prémio Luís Miguel Nava, Grande Prémio APE de Poesia), Duende (2002 – Prémio D. Dinis e Prémio Correntes d’Escritas), Aracne (2004) e Poemas (Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes APE/ Câmara Municipal de Ponte da Barca e Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa).

A cerimónia de entrega vai acontecer no próximo dia 28, pelas 16:00, no Auditório da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.