Foto: IP

O parlamento aprovou uma proposta do Chega que determina a total reconversão do IP3, com perfil de autoestrada, entre Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, e Coimbra.

A medida, votada na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, prevê que o Governo defina e promova os processos concursais necessários, já no primeiro semestre de 2026, em articulação com a Infraestruturas de Portugal e os municípios de Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Penacova e Coimbra.

Apesar de ter sido o primeiro troço a entrar em obras de duplicação, manteve algum do traçado antigo, em zonas como a ‘livraria do Mondego, e em Souselas, constrangimentos que a nova proposta quer eliminar, assegurando um perfil de autoestrada, sem portagens, em toda a extensão do IP3.

Já no início da semana o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou que até 15 de dezembro será tomada a decisão final sobre o traçado do IP3, que deverá evoluir para perfil de autoestrada em 100% do percurso até 2034.

Os deputados aprovaram ainda outras duas propostas do Chega, entre as o lançamento de um concurso público internacional para construção do IC6 entre Tábua e o nó de Folhadosa, no concelho de Seia.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!