Arrancou no concelho de Viseu o novo serviço de recolha de biorresíduos alimentares, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, pão e borras de café.
Um projeto da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), através de uma recolha que é feita porta-a-porta em 220 produtores não domésticos e em 256 produtores domésticos, com o objetivo de” valorização dos resíduos alimentares”, e de “implementação de uma economia circular, mais sustentável e amiga do ambiente”, frisam a associação.
‘Sou resto, mas ainda presto!’ é como se chama o projeto, já implementado em outros concelhos da região, e que agora chegou ao de Viseu, mas o objetivo do Planalto Beirão é que, ao longo das próximas semanas seja transversal a todos os 19 municípios que a integram.
Os biorresíduos alimentares representam cerca de 40% do lixo doméstico e têm um enorme potencial de valorização, podendo ser transformados em composto orgânico e devolvidos à terra como fonte de nutrientes.
O serviço terá frequência trissemanal para os produtores não-domésticos, dada a elevada produção de bio resíduos, e bissemanal para os utilizadores domésticos.
Segundo a associação, a operação permitirá realizar mais de 227 mil recolhas por ano, com uma estimativa de recolha superior a 2.800 toneladas de biorresíduos alimentares anuais.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm