Arrancou esta sexta-feira em Viseu, no Bairro de Santo Estêvão, o projeto-piloto que vai premiar quem fizer separação de resíduos domésticos e os deposite nas ilhas ecológicas de recolha seletiva.

O projeto RAYT (Receive-As-You-Throw) pretende aumentar a consciência ambiental e tornar o concelho de Viseu mais sustentável, e nesta fase piloto vai abranger 600 habitações deste bairro.

É promovido pela Câmara de Viseu, em conjunto com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), e para já avançou a entrega dos cartões magnéticos que os habitantes daquela zona da cidade poderão usar nas três ilhas ecológicas do bairro, que é acompanhada de um manual de utilização e de um folheto que explica todo o projeto.

A autarquia viseense garante total proteção de dados dos cidadãos que adiram a este projeto que, nesta fase piloto, vai manter abertas as tampas dos equipamentos sem que seja necessário usar o cartão para as abrir, mas que deverá ser validado pelo cidadão sempre que depositar os resíduos nas ilhas ecológicas.

O RAYT é um projeto inovador, que visa aumentar a separação dos resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico, metal e vidro, e reduzir a quantidade de lixo indiferenciado que é depositado em aterro.

Quanto mais resíduos recicláveis as famílias colocarem no contentor certo, mais probabilidades o bairro tem de conquistar um prémio.

A autarquia espera que, no futuro, este projeto possa integrar 420 contentores de recolha e abranger 27 mil munícipes.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm