Foto: IP

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou por unanimidade uma moção do Bloco de Esquerda que defende como ‘urgente’ e ‘prioridade nacional’ concluir a duplicação do IP3 e ligar o IC12 à A25.

A moção justifica a urgência com a “o elevado grau de sinistralidade” no IP3 e a falta de “alternativas viáveis” para os automobilistas.

Apresentada pela deputada do BE, Lúcia Vilhena, a moção exige ainda ao Governo “a apresentação de soluções imediatas para a salvaguarda da existência de bermas de segurança que permitam a circulação de veículos de emergência nos locais com apenas uma via” e que seja apresentada uma solução para as partes do traçado que já foram requalificadas, mas onde não houve duplicação da via nos dois sentidos.

Os deputados municipais de Viseu querem ainda que seja concluída a ligação do IC12 até à A25, na zona de Mangualde, que classificam de “essencial para uma solução de mobilidade na Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões”.

O IC12 liga atualmente Canas de Senhorim, em Nelas, a Carregal do Sal e termina na saída do IP3, em Santa Comba Dão, num traçado com uma extensão de 21 quilómetros, em perfil de autoestrada, e que a Assembleia Municipal de Viseu defende que deveria ser prolongado até ligar à A25.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.