Imagem: IAPMEI

No distrito de Viseu, aumentou o número de empresas com estatuto de PME Excelência, com o galardão atribuído a 136, mais quatro do que no ano anterior, mas dois concelhos não viram o seu nome inscrito na lista.

A nível nacional, 4 136 empresas foram distinguidas com este galardão anualmente atribuído pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal e alguns bancos, tendo por base os níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro que as empresas apresentaram ao longo ano, neste caso em 2023.

O concelho de Viseu lidera entre os 24 do distrito, com um total de 49 empresas Excelência, menos 11 no entanto que as 60 que haviam recebido a distinção no ano anterior.

Seguem-se no ranking Tondela e Nelas com nove, Mangualde com oito, Castro Daire com sete, Oliveira de Frades e Vouzela com seis e Sátão, Mortágua e Tarouca com cinco.

Com três PME Excelência surgem na lista os concelhos de Moimenta da Beira, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Lamego, São Pedro do Sul e Sernancelhe.

Penalva do Castelo, Resende e São João da Pesqueira têm duas empresas PME Excelência e Armamar, Cinfães e Penedono uma cada.

Tabuaço e Vila Nova de Paiva são dois concelhos sem PME´s Excelência em 2023.

Ao nível dos setores de atividade, destacam-se o comércio e da indústria são os mais representados.

Em conjunto, estas empresas são responsáveis no distrito de Viseu por 132 973 postos de trabalho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBennecar