21 de setembro, dia de São Mateus e feriado municipal, Viseu celebra com um programa de comemorações que incluiu a habitual cerimónia de entrega de galardões aos colaboradores do Município e a homenagem a personalidades e entidades de mérito no concelho.

Haverá ainda vários momentos culturais, que se estendem da Escadaria da Igreja dos Terceiros ao Palco da Feira de São Mateus, sendo este o último dia da Feira Franca deste ano, a maior de sempre, com início no passado dia 04 de agosto.

Destaque no programa do Dia do Município para a sessão solene, no Viriato Teatro Municipal, com início pelas 11:30, este ano com 12 as personalidades e entidades a serem homenageadas.

Uma lista que inclui os nomes de António Ribeiro de Carvalho (advogado), Eduardo Pinto (empresário), José Cesário (ex-deputado e ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas), José Luís Lucena e Vale (médico radiologista; homenagem póstuma), Dalila Rodrigues (historiadora de arte), Maria Albernaz (enfermeira na ACES Dão Lafões), o Real Tunel Académico e ainda a homenagem póstuma a Sérgio Tavares (comerciante e professor), todos galardoados com a Medalha Municipal de Mérito.

Já a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo será entregue pelo Município de Viseu a quatro elementos do antigo Conselho de Administração do Hospital de São Teotónio, determinantes para a conceção e implementação do “Novo Hospital”, cuja construção teve início em 1993. São eles Luís Neves de Carvalho, António Guiné (homenagem póstuma), Oliveira Santos e o enfermeiro António Elísio Dias.

Na sessão solene do Dia do Município de Viseu, será ainda entregue ao Presidente da autarquia, Fernando Ruas, o Viriato de Ouro com que foi distinguido em 2013 num mandato de Almeida Henriques.

Serão também homenageados os colaboradores do Município pelos 15, 20 e 30 anos de serviço.

O programa de comemorações do Dia do Município conta ainda pelas 21:00, junto à Escadaria da Igreja dos Terceiros, com ‘Esencial’ um espetáculo pela companhia de circo espanhola Vaivén Circo e com o encerramento da Feira de São Mateus que terá entrada gratuita e um espetáculo em palco com o viseense Tilhon, com início pelas 22:00.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm