Foto: CIM

A Câmara de Viseu quer que a população faça uma melhor reciclagem de resíduos, em particular dos chamados biorresíduos, que podem ser utilizados para compostagem doméstica.

A autarquia já abriu as candidaturas ao projeto “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”. Decorrem até 15 de março, e o objetivo passa por apostar na compostagem doméstica por parte dos viseenses, estando disponíveis 400 compostores domésticos e um contentor de recolha seletiva de orgânicos para os interessados em aderir ao projeto.

Os participantes serão selecionados por ordem de submissão de candidatura, até um máximo de 400, sendo o projeto depois acompanhado por técnicos que visitarão os cidadãos que aderirem, para uma ação de formação rápida sobre a forma como deverão usar o compostor e fazerem a recolha dos resíduos de forma mais eficaz.

Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental, e além de procurar envolver a comunidade na promoção e boas práticas no tratamento de biorresíduos, quer ainda reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados que são encaminhados para aterro, transformando-os em composto orgânico que poderá depois ser usado como fertilizante orgânico.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm