Foto: Freepik

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP, avançam esta quarta-feira, 14 de maio, com mais uma campanha de segurança rodoviária ‘Ao volante, o telemóvel pode esperar’.

Vai decorrer até dia 20 de maio, e, além de ações de fiscalização, os condutores serão alertados para as consequências negativas, e mesmo fatais, do uso indevido do telemóvel durante a condução.

Lembram as autoridades que a 50 km/h, olhar para o telemóvel durante três segundos equivale a conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, aumentando em quatro vezes a probabilidade de acidente.

“O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito pelas regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões”, frisam as autoridades.

Esta é a quinta das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização já planeadas para este ano no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização para 2025.

As multas por uso do telemóvel durante a condução podem variar entre os 250 a 1250 euros, além da perda de três pontos na carta de condução.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!