Foto: wavebreakmedia

O Bastonário da Ordem dos Médicos considerou “inadmissível” o Hospital de Viseu estar sem urgência pediátrica à noite, e exigiu à tutela “prioridade” na resolução do problema, apontando como solução a contratação de mais pediatras.

No final de uma reunião com a demissionária administração do Hospital de Viseu, Carlos Cortes pediu “prioridade” por parte Ministério da Saúde e da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para que seja resolvida a situação, lembrando que “Viseu é um hospital central que tem praticamente todas as especialidades e não há nenhum motivo para não ter uma resposta adequada na área da pediatria”, defendeu o bastonário.

Carlos Cortes disse ainda que tentar resolver a situação com recurso aos serviços de cuidados de saúde primários é “um erro” e que os responsáveis se devem focar em “tentar por todos os meios, encontrar soluções para ter pediatras no hospital”.

Um esforço, defendeu ainda o Bastonário da Ordem dos Médicos, que deve ser feito pelo Ministério da Saúde, pelo diretor executivo do SNS e pelo conselho de administração do Hospital de Viseu, que por estar demissionário deverá ser rapidamente substituído, defendeu Carlos Cortes.

A administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, entidade responsável pelo Hospital de Viseu, demissionária desde 13 de junho, ativou em 01 de março o plano de contingência, por falta de médicos, que implicou o encerramento exterior das urgências pediátricas de sexta-feira a domingo no período noturno.

A saída de dois médicos e a chegada do período de férias agravaram a situação, levando a administração a encerrar as urgências pediátricas todas as noites da semana, desde 01 de junho, entre as 20:00 e as 08:00.

No dia 17 de junho, foi ativado o plano “Lado a Lado na Pediatria”, apresentado pela administração demissionária à ministra da Saúde, que reserva o acesso à urgência de pediatria no período noturno aos casos considerados urgentes que passem pela triagem da linha de saúde 24 e por parte dos médicos de família.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.