A Biosphere Portugal está a liderar a partir de Viseu o projeto CECIL – Circular Economy Education for the Social Inclusion of Women (Educação em Economia Circular para a Inclusão Social das Mulheres), um projeto que os seus responsáveis consideram “inovador pela metodologia”, e que está a ser desenvolvido por uma parceria europeia que envolve seis entidades de quatro nacionalidades (Portugal, Itália, Grécia e Suécia).
O projeto que foi aprovado em 2021, pela Agência Nacional em Portugal, e aborda questões relacionadas com o impacto que a pandemia de Covid-19 teve, e continua a ter, na vida das mulheres, em vários aspetos, entre os quais a sua participação no mercado de trabalho.
Lembra a Biosphere Portugal que, conforme consta no Relatório sobre a Igualdade de Género na UE de 2021, os dados preliminares sobre as tendências do mercado de trabalho mostram que o impacto da primeira vaga da pandemia no mercado de trabalho foi mais significativo para as mulheres do que para os homens, e este ´um dos contextos para o CECIL.
O projeto vai decorrer ao longo de 24 meses e prevê três momentos: a criação de um guia CECIL; a elaboração de um kit de ferramentas interativas e a criação de uma rede de profissionais.
Dos trabalhos já feitos, foram identificados dois públicos-alvo, cujas necessidades serão diretamente abordadas pela intervenção do projeto: o primeiro, mulheres em risco de exclusão, com idades entre os 35 e os 45 anos e/ou que não concluíram os seus estudos. O segundo, educadores de adultos que trabalham com o primeiro público e que precisam adquirir novas habilidades, competências e metodologias para lhes fornecer conhecimentos e competências sobre economia circular, artesanato e artes plásticas como instrumentos de inclusão e empregabilidade e, consequentemente, a sua integração social.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.