Câmara de Viseu vai atribuir vinte bolsas de estudo a alunos do Conservatório Regional de Música e também da escola de dança Lugar Presente.

A fase de candidaturas já decorre, e devem ser feitas até 29 de setembro, e há 10 bolsas para alunos de cada uma destas duas instituições de ensino nas áreas da música e da dança.

Para este ano letivo, as bolsas de estudo contemplam as disciplinas de “Formação Musical” e “Classe de Conjunto” na área da música, e para os alunos que frequentem o Curso de Ensino Artístico Especializado de Dança e de Teatro.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, considera que estas bolsas pretendem ser “um fator de valorização cultural, académica e profissional” dos jovens, encorajando-os em áreas “fundamentais para a sociedade como são a música, a dança e o teatro”.

A seleção dos candidatos para a atribuição das bolsas terá em conta critérios como a situação socioeconómica do agregado familiar do aluno.

No caso do Conservatório, os critérios incluem também o aproveitamento escolar, a prática musical anterior em associações ou coletividades, serem naturais de Viseu ou residirem no concelho há pelo menos cinco anos.

Na Escola Lugar Presente, são considerados como critérios o potencial artístico do candidato e a residência e naturalidade comprovada no concelho de Viseu.
As bolsas de estudo terão uma duração de dez meses.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.