O Município de Viseu abriu as candidaturas à edição de 2026 do programa municipal EIXO CULTURA, que apresenta um reforço financeiro de 20%, totalizando 960 mil euros. A fase de candidaturas decorre até 30 de janeiro de 2026.
Os agentes culturais devem submeter as candidaturas através do email cultura@cmviseu.pt, sendo que o período para pedidos de esclarecimento termina a 21 de janeiro. Toda a informação está disponível no site do município, em www.cm-viseu.pt.
Além do aumento da verba financeira, o apoio não financeiro cresce 25%, passando a representar mais 40 mil euros. Esta edição terá carácter transitório, enquanto decorre a reestruturação do programa, ajustando-o à evolução do setor cultural.
O EIXO CULTURA integra quatro eixos, estando abertos a candidaturas, na modalidade anual, os eixos da Criação Artística, Programação Artística e Projetos Emergentes. O eixo das Parcerias de Programação/Eventos-âncora mantém o apoio quadrienal, com prazo próprio a anunciar para prolongamento em 2026.
Segundo o presidente da Câmara, João Azevedo, “queremos mais e melhor para a Cultura em Viseu. Mais financiamento, mais instrumentos e ferramentas, mais força, maior notoriedade e posicionamento. Um setor polarizado nas freguesias, com programação de qualidade para todas as idades”, destacou, acrescentando que o objetivo é reforçar a cooperação com o setor cultural, promovendo uma agenda “multidisciplinar, descentralizada e de qualidade”, envolvendo agentes, Município e comunidade.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












