Foto: CMV

A Câmara de Viseu já arrancou com as ações de formação e entrega de compostores domésticos no âmbito do programa RecolhaBio.

No total, segundo a autarquia, serão distribuídos cerca de 400 compostores e contentores aos viseenses que aderiram, e se inscreveram no programa, que incluiu uma ação de formação prévia, na mata do Fontelo, após a qual são entregues os compostores.

O programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos” é uma iniciativa que incluiu ações de formação “Boas Práticas em Compostagem” e que irão decorrer ao longo dos próximos meses, informou a autarquia viseense.

Financiado pelo Fundo Ambiental, o programa RecolhaBio tem como objetivos a promoção de boas práticas no tratamento de biorresíduos, tanto em ambiente familiar como nas escolas e instituições diversas, assim como a redução da quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para aterro, transformando-os em composto orgânico. Desta forma, possibilita-se a poupança de recursos na gestão dos resíduos urbanos, contribuindo para a proteção do ambiente.

“Desde há muito tempo que tentamos apostar, em termos ambientais, quer ao nível do parque arbóreo, quer ao nível da reutilização e reciclagem, para que Viseu tenha um lugar cimeiro, algo que se pode verificar pela qualidade de vida que possuímos”, destacou o Vereador do Ambiente, Pedro Ribeiro, no arranque desta primeira ação de formação.

“Se nós podermos dar um contributo importante para que os resíduos possam ser tratados da melhor forma possível, ainda bem que assim o é. Aliás, o tratamento dos resíduos indiferenciados tem para nós um custo elevadíssimo, pelo que nós temos de arranjar formas e estratégias para que alguns destes resíduos possam ser tratados da melhor forma”, concluiu o Vereador.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, sublinha a importância de projetos como a RecolhaBio, relativamente “à qualidade de vida, saúde e sustentabilidade ambiental do concelho de Viseu, estabelecendo um exemplo ecológico para as gerações futuras e salientando o valor da compostagem”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm