Foto: CCL

A Câmara de Viseu comprou 34 edifícios que vão ser requalificados e transformados em espaços de habitação nas aldeias, numa estratégia da autarquia em levar mais gente para as zonas mais periféricas do concelho.

Está prevista a criação de 70 fogo, que integram o plano de Estratégia Local de Habitação, com o autarca Fernando Ruas a salientar “o esforço financeiro que está a ser feito para arranjar casas com dignidade nas aldeias e dar resposta a quem não tem habitação” numa estratégia que passa também por combater o despovoamento em várias zonas do concelho.

Na última reunião do executivo camarário foi aprovada a compra de mais seis edifícios, dois na freguesia de São Pedro de France, e um em Cavernães, Calde, Abraveses, e na União das Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita.

Os preços dos imóveis adquiridos, que estão em ruínas ou desabitados, variam entre cinco mil e 60 mil euros. No total, foram negociados imóveis no valor de cerca de 550 mil euros.

A autarquia de Viseu vai agora recorrer a verbas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para a reconstrução destas casas, com previsão que todas estejam prontas até 2026.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu