Foto: CM Viseu

A Câmara Municipal de Viseu avançou com a reconversão das espécies vegetais nos separadores centrais na estrada da Circular Sul da cidade, com o objetivo de poupar água.

A autarquia diz estar a seguir uma nova filosofia de manutenção dos espaços verdes, iniciada em 2018, e esta nova intervenção resulta de uma candidatura que apresentou à Rede CENCYL e que, numa fase inicial, vai gerar uma poupança de 80% do volume de água que era usado para manutenção destes espaços verdes.

A remoção da relva e das espécies vegetais foi já feita nos separadores na zona do Palácio do Gelo Shopping, que será substituída por um conjunto de arbustos de espécies que não necessitam de grandes necessidades de rega e manutenção, garante a autarquia.

Esta é uma estratégia de poupança de água, em especial durante o verão, que a autarquia de Viseu quer manter, também como resposta ao que considera serem os desafios que as alterações climáticas estão também a colocar na gestão dos municípios.

Logo após a sua plantação, a autarquia conseguirá obter uma poupança de rega anual na ordem dos 80%, através da implementação de um sistema de telegestão de regas, que permitirá uma monitorização remota, levando a uma gestão mais eficiente da água. A longo prazo, e após os arbustos se encontrarem bem enraizados, a rega deixará até de ser mesmo desnecessária. Também o corte de relva regular será desnecessário, e dará lugar a uma poda de 3 a 4 vezes ao ano.

A área que está a ser intervencionada é de cerca de 2800 metros quadrados e o investimento ronda os 54 mil euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu