A Câmara de Viseu pondera entregar a gestão dos transportes urbanos do concelho à Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, tendo aprovado em reunião do executivo avançar com um estudo para aferir dessa viabilidade.
A autarquia liderada por Fernando Ruas quer saber se faz mais sentido a gestão dos transportes urbanos da cidade ser municipal ou intermunicipal, e é o estudo que irá determinar o futuro.
Está assim em aberto a possibilidade de ser feita uma delegação de competências do transporte público de passageiros municipais para a CIM Viseu Dão Lafões através de um contrato interadministrativo.
O atual sistema de Mobilidade Urbana de Viseu (MUV) que assegura o transporte público de passageiros no concelho de Viseu é, segundo a autarquia, “altamente deficitário” na ordem de 1,5 milhões de euros por ano.
A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira (do distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (do distrito de Viseu).
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.