A Câmara de Viseu apresentou a programação da Páscoa para este ano, que promete “recheada de celebrações religiosas, concertos, oficinas e uma mostra de doçaria”.

Organizado em parceria com a Associação Comercial e com a Viseu Marca, destaque para a mostra de doçaria ‘Viseu Doce’, na Pousada de Viseu, com “os melhores doces e vinhos da região” num programa que inclui, entre outros, um concerto solidário de Páscoa, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, além das celebrações religiosas alusivas à quadra pascal, que se vão estender às freguesias.

Durante a Páscoa, os museus municipais e a biblioteca vão ter uma programação especial para toda a família.

As festividades arrancam esta sexta-feira, dia 8 de abril e vão prolongar-se até dia 18 de abril.

O presidente da Câmara de Viseu, lembrou, durante a apresentação do programa, que “todo o concelho de Viseu vive de forma intensa as celebrações da Páscoa” numa quadra “de especial significado para todos, simbolizando a união e reunião  das famílias”.

Fernando Ruas disse que apesar da pandemia COVID-19 ainda condicionar o dia-a-dia, regista “com particular agrado” o envolvimento da comunidade “empenhada em cumprir as tradições”, considerando que, este ano, “a programação da Páscoa em Viseu representa um retorno, ainda que prudente e cauteloso, a uma normalidade desejada por todos”, conclui o autarca.

O fim de semana, dias 9 e 10 de abril, promete aguçar os paladares exigentes e deixar os visitantes de “água na boca”, com a Pousada de Viseu a acolher, pela segunda vez, a mostra de doçaria “Viseu Doce” que regressa assim à programação de Páscoa para dar a conhecer – e a provar – as melhores iguarias doces da região. A entrada é gratuita.

Numa organização conjunta entre o Município de Viseu, a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a Viseu Marca, os claustros da Pousada servirão de cenário para acolher 12 operadores da doçaria da região, os quais serão acompanhados por 5 produtores de vinho do Dão.

No sábado, dia 9, ainda a atuação da cantora lírica ucraniana Mayya Rud, pelas 15:00, e do grupo Gin Sónico, pelas 17 horas. Já no domingo, dia 10, é o grupo Livro Aberto que apresenta as suas novas sonoridades ao início da tarde, pelas 14:00, seguindo-se o Xô Torres, a terminar o fim de semana, com um momento musical marcado para as 16:00.

No concelho volta a Bênção dos Ramos, várias Eucaristias, Procissões, Horas Santas, Ofícios de Leitura e Laudes, Vias Sacras, assim como Vigílias Pascais, cumprindo-se assim as tradições religiosas da época em várias Paróquias de Viseu.

Destaque para o 6º Encontro de Amantar das Almas de Viseu, que terá lugar no dia 11 de abril, pelas 21:30, no Largo Pintor Gata, numa organização do Município de Viseu e da Casa do Povo de Abraveses.

Este ano, contará com a participação dos Grupos de Amentação das Almas de Abraveses e do Rancho Folclórico de Cepões, que convidam os Grupos de Amentação das Almas de Fermontelos, de São Pedro do Sul, e de Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova, de Castelo Branco.

Nesta agenda especial de Páscoa, a música é também convidada de honra, assim como o teatro e a animação de rua.

A Orquestra Filarmonia das Beiras retoma a Viseu para um concerto especial de Páscoa, a 14 de abril, no Viriato Teatro Municipal. “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, do compositor Joseph Haydn, é a obra apresentada neste espetáculo, que é ainda acompanhado pela projeção e desenho em tempo real do artista plástico Fidel Évora.

Este será um concerto de cariz solidário, cuja receita da bilheteira reverterá na íntegra para apoio aos refugiados acolhidos em Viseu, à semelhança do que aconteceu no espetáculo REFÚGIO, realizado a 28 de março.

Pelo palco do Teatro Viriato, vai passar um concerto de jazz com Joaquim Rodrigues, no dia 12 de abril e haverá naquele espaço também a apresentação do álbum “A Raíz do meu fado”, de Gabriel Carlos, no dia 13 e um concerto de gala com o Coro Mozart XVI “Meta-Morfoses”, no dia 16 de abril.

Na noite do dia 8 de abril, Viseu volta a receber, pela terceira vez, uma etapa do Festival Termómetro. Pelo espaço Carmo’81, a partir das 21H30, atuam SLR, MEMA., Alma Ata e Surma (banda convidada), num evento único e gratuito.

No âmbito do programa municipal VISEU CULTURA, nos dias 8, 9 e 10 de abril, o Teatro Regional da Serra do Montemuro irá apresentar o seu espetáculo “Germinação” nas Freguesias de Santos-Êvos, Coutos de Viseu, São Cipriano e Vil de Souto e Mundão. O espetáculo, de entrada gratuita e sujeito à lotação dos espaços, é vocacionado para crianças e famílias.

Em véspera de Domingo de Páscoa, dia 16, e a acompanhar quem passeia pelo Centro Histórico, estará a Orquestra Zabadum, a garantir a animação de todos os que passearem pelas ruas e praças de Viseu.

Em tempo de férias escolares, os Museus Municipais e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva vão promover um conjunto de oficinas e atividades para os mais novos.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.