Foto: CCL

Câmara de Viseu está disponível para adquirir casas devolutas, ou em estado de ruína, nas freguesias rurais, para as reabilitar e depois disponibilizar para famílias, numa estratégia de reforço do mercado de arrendamento e, principalmente, para contrariar o despovoamento em algumas zonas no concelho.

A Câmara de Viseu adianta que os proprietários interessados na venda das casas poderão solicitar o agendamento de uma reunião nas instalações da Sociedade de Reabilitação Urbana Viseu Novo, devendo no dia comparecer com alguns documentos para análise do processo, entre os quais certidões das Finanças e da Conservatória, registos fotográficos da casa e uma proposta do valor de venda.

O município, através da Viseu Novo e da empresa municipal Habisolvis, compromete-se em avaliar a possível aquisição do imóvel, do qual será solicitada uma avaliação patrimonial.

A autarquia viseense lembra os dados dos censos 2021, onde o concelho de Viseu registou na última década um aumento residual de população, mas há algumas freguesias a perder habitantes, progressivamente, à exceção das freguesias periféricas à cidade, como Mundão, Orgens, Ranhados, Repeses e São Salvador.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu