A Câmara de Viseu abriu as candidaturas a todos os eixos do programa de apoio à cultura que para este ano tem 1 milhão 230 mil euros de dotação financeira.

Em janeiro, o executivo camarário aprovou novas regras para este programa, que abandonou a designação Viseu Cultura, assumida nos mandatos de Almeida Henriques, e agora passou a chamar-se Eixo Cultura – Viseu 2022/2025.

Os 1.230.000 euros serão distribuídos por seis eixos culturais: parcerias de programação, criação artística, programação artística, artistas e projetos emergentes, e ainda o apoio anual ao Teatro Viriato, este já definido e sem necessidade de candidatura.

A Câmara de Viseu havia já aberto as candidaturas a dois eixos e agora abriu aos restantes, casos de criação artística, programação artística, artistas e projetos emergentes, e as propostas deverão ser entregues até ao próximo dia 27.

São 150 mil euros de apoios ao ‘eixo 2’, que abrange as artes performativas, como música, teatro, dança, cinema e multimédia e circo contemporâneo, as artes visuais as artes de rua, a promoção do livro e da leitura.

O ‘eixo 3’ tem 125 mil euros para apoiar ações culturais que se desenvolvam, pontual ou regularmente, em determinado espaço da programação em Viseu, casos de festivais, ciclos de cinema e multimédia, exposições, entre outros, e ainda programas de valorização da cultura tradicional, como a etnografia, música e literatura populares, artesanato e produtos locais.

Já o ‘eixo 4’ pretende apoiar artistas e projetos emergentes e fomentar o aparecimento de novos talentos, que para 2022 tem uma dotação financeira de 50 mil euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.