Foto: Cem Palcos

O coletivo Cem Palcos vai levar a ‘Grande Colheita’ até às hortas comunitárias da Quinta da Cruz, em Viseu.

É um espetáculo de teatro, música, dança e canto, que envolve cinco profissionais e 20 jovens que, pelo meio, vão servir sopas.

A Grande Colheita está em agenda para o dia 09 de dezembro, com entrada gratuita, mas obriga a inscrição prévia, e é um espetáculo que encerra o projeto de três anos, ‘Horta de Deméter’ que a Cem Palcos desenvolveu sob a direção artística de Graeme Pulleyn.

Desde 2021, cinco artistas profissionais trabalharam com um total de 40 jovens e o resultado é esta ‘Grande Colheita’, que segundo o encenador Graeme Pulleyn, “cruza as artes da terra, as artes do espetáculo e a gastronomia, já que há umas sopas feitas com os produtos que foram cultivados nas hortas” comunitárias.

O projeto envolveu jovens de escolas, jovens com diagnósticos diversos como autismo, trissomia 21 e outros, e ainda jovens institucionalizados, além da Escola Superior Agrária de Viseu.

O espetáculo tem cerca de duas horas, com início nas hortas, percorrendo depois o caminho à beira do rio Pavia e vai terminar junto dos edifícios principais da Quinta da Cruz.

A Grande Colheita encerra o projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e será novamente apresentado no dia 28 de janeiro, nos jardins da fundação, em Lisboa.

O projeto foi ainda financiado pela Fundação La Caixa, República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes (DGArtes) e pelo Eixo Cultura da Câmara Municipal de Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.