A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou o reforço do serviço de transporte a pedido ‘Ir e Vir‘, que passa a integrar ligações diretas às estações da Linha da Beira Alta, facilitando o acesso ao comboio em toda a região.
O ‘Ir e Vir’ funciona por reserva prévia, tem o custo equivalente a um bilhete de autocarro e permite que os utilizadores se desloquem de táxi até à estação ferroviária e regressem de forma prática, económica e sustentável, destaca a CIM.
Lançado em 2021, o serviço já ultrapassou os 35 mil passageiros e envolve atualmente perto de uma centena de táxis, abrangendo vários concelhos da região. É apontado como uma referência nacional em mobilidade flexível.
O modelo será também exportado para sete países da União Europeia, no âmbito do programa URBACT IV, depois de a candidatura da CIM ter sido uma das 25 selecionadas pelo Comité de Monitorização. O projeto arranca em dezembro e será coordenado a partir de Viseu Dão Lafões.
Para Nuno Martinho, secretário executivo da CIM, recentemente reconduzido no cargo, o serviço tem tido “grande adesão”, refletindo-se numa solução “prática, inclusiva e a um preço justo”. “Mais do que um projeto de mobilidade, é um projeto de coesão social e territorial”, sublinha.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












