Cinfães é quem no distrito de Viseu cobra mais aos munícipes pelo abastecimento de água, taxas de saneamento e recolha de resíduos, enquanto Castro Daire é o município mais barato.
Segundo a DECO, a diferença entre estes dois concelhos chega aos 318,14€ para um cenário de consumo de 120m3 de água.
No distrito de Viseu, a associação e defesa do consumidor verificou que o serviço de abastecimento de água e saneamento é na maioria dos concelhos gerido pela respetiva Câmara Municipal.
As exceções são Viseu, onde os serviços de abastecimento de água e saneamento são geridos pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (Águas de Viseu), e Carregal do Sal, Tondela, Santa Comba Dão e Mortágua com a gestão entregue à Águas do Planalto, entidade resultante da agregação destes quatro concelhos e Tábua, do distrito de Coimbra, e onde o tarifário cobrado é idêntico nos cinco municípios.
Em Cinfães, quer o abastecimento quer o saneamento são geridos pelas Águas do Norte, entidade resultante da agregação de mais quatro municípios que pertencem aos distritos do Porto, Braga e Aveiro.
A DECO considera que a disparidade de preços entre municípios “coloca em causa a equidade de tratamento das famílias nos vários municípios no que diz respeito aos serviços públicos essenciais” e defende “a urgência no regulamento tarifário do serviço de águas e de investimento na reabilitação de infraestruturas”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm