Foto: ANEPC (arquivo)

O comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões afirmou não ter conhecimento de qualquer relação entre incêndios florestais e alegados interesses económicos associados ao combate às chamas.

Durante uma audição na Comissão Parlamentar de Inquérito aos Negócios dos Incêndios Rurais, Miguel David, que lidera a estrutura de Viseu Dão Lafões desde 2023, respondeu a deputados do PSD e do PS, garantindo desconhecer situações relacionadas com a contratação de meios, equipamentos ou serviços que tenham levantado dúvidas quanto à sua regularidade.

Defendeu que as decisões operacionais são tomadas com base nas necessidades do terreno e reconheceu que continuam a existir desafios no combate aos fogos rurais, apesar das medidas implementadas nos últimos anos.

O comandante destacou ainda a preocupação com as situações de ‘fogo posto’ na sub-região de Viseu Dão Lafões: das 297 ocorrências investigadas em 2025, 130 foram classificadas como intencionais e 107 como negligentes.

Miguel David assegurou também que a articulação operacional entre os 24 concelhos do distrito de Viseu e as regiões vizinhas é permanente, defendendo que o combate aos incêndios é realizado sem barreiras territoriais.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!