Foto: PSD

O deputado do PSD eleito por Viseu, Guilherme Almeida, defende que o Mundial de Futebol de 2030, que Portugal vai organizar em conjunto com Espanha e Marrocos, não se fique por Lisboa e Porto, mas que envolva todo o país.

No parlamento, questionou a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, se o Governo pretende envolver todo o país e, se vai aproveitar a organização da prova para melhorar as infraestruturas desportivas e aumentar a sua prática em todo o país, sugerindo um reforço das verbas para a requalificação e construção de instalações desportivas.

Guilherme Almeida questionou ainda a governante sobre a forma como vão ser repartidos os custos e as receitas do Mundial, considerando ser necessário “um plano estratégico para executar o que há a fazer atempadamente e que haja transparência e envolvimento de todo o país”.

Ana Catarina Mendes assumiu que não serão construídos mais estádios, e que em Portugal o Mundial vai ter jogos nos estádios da Luz, do Dragão e de Alvalade, os únicos recintos nacionais que correspondem aos requisitos mínimos da FIFA para jogos da competição.

Acrescentou que Portugal vai avaliar ainda a capacidade dos centros de estágio e treino, que são “mais de três dezenas”, para ver “se é preciso reforçar a capacidade ou eventualmente melhorar as respostas”, frisando a importância destas valências para garantir a prática desportiva por parte das crianças e dos jovens.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.