Foto: CM Armamar

Os deputados do PS eleitos por Viseu, questionaram a Ministra da Agricultura sobre financiamentos à colocação de sistemas anti granizo nas regiões mais vulneráveis.

Recordam que as intempéries de granizo têm causado prejuízos de milhões de euros em perdas de culturas, entre as quais vinhas e frutas.

No distrito de Viseu, a queda de granizo tem afetado os produtores de maçã e frutos frescos e as Associações de Fruticultores de Armamar e Moimenta da Beira avançaram com a instalação de canhões anti granizo, um dispositivo que interrompe a formação das pedras de gelo por ondas de choque, num projeto orçado em cerca de dois milhões de euros assumidos pelas duas associações.

Os deputados do PS eleitos por Viseu querem agora saber se o Ministério da Agricultura está disponível para a criação de um aviso piloto, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), “que permita apresentar candidaturas exclusivamente para financiar, em zonas a definir, com critérios bem definidos, a colocação de sistemas anti granizo nas regiões mais vulneráveis a este fenómeno climatérico”, informaram em comunicado.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.