Foto: PSD Viseu

‘Comovidos’ e ‘chocados’, palavras usadas pelos deputados do PSD eleitos por Viseu depois de andarem dois dias pelo concelho a visitarem instituições de apoio social.

“Comovidos com o trabalho das pessoas, mas chocados com a realidade” foi como Hugo Carvalho, Guilherme Almeida, Cristiana Ferreira e Hugo Maravilha se mostraram no final do périplo por algumas instituições, como a Ready to Help, a Associação de Paralisia Cerebral, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.
Os parlamentares viseenses dizem que nas associações que visitaram conheceram “uma realidade que parece não interessar ao Estado Central e à Segurança Social”, e defendem que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem colocado de lado o investimento na área social”.

O deputado Hugo Carvalho disse que há no concelho “associações a darem o seu melhor e a tratarem da vida de pessoas em edifícios com condições desumanas que precisam de investimento e depois há dinheiro do PRR que é mais rapidamente destinado para reparar telhados de museus em Lisboa”, acrescentando que os dirigentes e os voluntários das associações precisavam de um maior reconhecimento por parte da tutela “pelo trabalho espetacular que fazem e só precisavam que o Governo cumprisse os mínimos, mas nem isso faz”, considerou.

Os deputados do PSD adiantaram ainda no final das visitas terem encontrado instalações em “mau estado de conservação” a necessitarem de “intervenções de fundo” como “salas que têm inundações regulares, humidade e térmitas que estão a destruir as estruturas dos edifícios”.

Os parlamentares prometeram avançar com iniciativas parlamentares relacionadas com a área social na nova sessão legislativa da Assembleia da República, que arranca sexta-feira, 15 de setembro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm