Hugo Carvalho, deputado do PSD eleito por Viseu

Hugo Carvalho e Guilherme Almeida, deputados do PSD, visitaram duas escolas do concelho de Viseu, onde estiveram com diretores, professores e auxiliares, de quem ouviram queixas e preocupações, em particular ao nível da falta de investimento no acesso ao digital e rede de internet.

Hugo Carvalho, diz que “é notória a inexistência de investimento na modernização digital das escolas, o que dificulta o usufruto do material informático que as instituições escolares dispõem por completo”, acrescentando ter constatado “a existência de salas com material informático, que tardou mais de um ano a chegar, e que depois não o podem utilizar porque não existe rede e software com qualidade”. Segundo o deputado viseense, a modernização tecnológica tem de ser uma prioridade, centrada na melhoria da eficácia e da eficiência dos serviços que estão ao dispor da comunidade escolar, no âmbito da modernização administrativa.

Nas reuniões com os diretores das duas escolas foram os parlamentares alertados para o problema do envelhecimento do corpo docente e não docente das escolas.

Dizem que “a classe docente em Portugal apresenta um duplo envelhecimento: quer no que diz respeito à falta de professores jovens a ingressar na profissão, quer com a idade dos profissionais na carreira a aumentar”.

Hugo Carvalho considerou que se está perante “uma circunstância que exige uma ação rápida e urgente para inverter o ciclo de existirem cada vez menos jovens interessados em seguir a carreira de professor”. “As carreiras têm de ser mais atrativas. Sabemos que há menos jovens a sonhar serem professores…”

Defendeu o deputado do PSD Viseu que “é preciso que o Ministério da Educação encontre soluções para estes problemas, envolvendo no processo as famílias e as direções das escolas”, acusando o Governo socialista de “estar há vários anos no poder e não aprender com os erros que já aconteceram e não previne, nem tenta corrigir as situações”, referiu no final da visita.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm