Foto: sam baley

‘Os desafios da Interculturalidade na Intervenção das Equipas de Rendimento Social de Inserção’ são mote para uma mesa redonda que vai acontecer no dia 11 de abril, no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).

É uma iniciativa promovida pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza – e pela Escola Superior de Educação de Viseu, envolvendo ainda o município de Viseu, a Casa do Povo de Abraveses, a Caritas Diocesana de Viseu e o Centro Social Paroquial de São José, com início pelas 14:30 de quinta-feira.

Uma ação que a organização assume como de promoção da reflexão sobre “os desafios da interculturalidade que as equipas da medida Rendimento Social de Inserção (RSI) enfrentam na sua intervenção” e que contará com intervenções de elementos das três equipas responsáveis pela implementação do RSI no concelho de Viseu e de duas docentes da ESEV.

Outro objetivo, acrescentam os promotores desta mesa-redonda, passa também por “estabelecer um equilíbrio entre o conhecimento académico e científico acerca do fenómeno da interculturalidade e os desafios da dimensão prática enfrentados pelas equipas da medida RSI, articulando-se contributos promotores de pistas de ação transformadoras da realidade social”.

Promovida desde 2014, a Semana da Interculturalidade procura combater a pobreza e a exclusão social, através do diálogo e da convivência com o outro. Segundo a EAPN, “numa sociedade cada vez mais globalizada, a diferença e a diversidade podem garantir a plena cidadania de todas as pessoas, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada”. Como nas edições anteriores, conta com o apoio e parceria da AIMA Agência para a Integração, Migrações e Asilo e da OIM Portugal.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.