O ‘Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso’ está de regresso a Viseu depois de dois anos de ausência devido à pandemia, este ano para se realizar entre 25 e 27 de novembro.

Serão três dias com sessões de cinema, conversas e convívio, em vários espaços da cidade, promete a organização a cargo do Bloco de Esquerda.

O ‘Desobedoc’ é uma mostra de cinema militante e ativista acontece, e no programa conta com um total e cinco filmes a exibir, um deles musicado ao vivo, além de quatro momentos musicais.

A sessão de abertura acontece a 25 de novembro, dia internacional para a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, pelas 22:00, com a exibição do documentário “White Riot”, de Rubika Shah, um filme que retrata o surgimento do movimento anti-racista Rock Against Racism.

Seguem-se, em parceria com a Fora de Rebanho, os concertos de Dimmer Future e de Dokuga e um momento musical intitulado de Remember & Shuffle.

No sábado serão exibidos os filmes “O Teu Nome É”, de Paulo Patrício, sobre a morte de Gisberta, e a estreia do documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas”.

À noite, será musicado ao vivo pelo músico viseense Ricardo Carvalho, o clássico “O Imigrante”, de Charles Chaplin.

A mostra termina no domingo com a exibição de “JOSEP” (2020), a primeira longa-metragem do cartoonista Aurel.

O Desobedoc surgiu no Porto em 2014, apostado em reabrir salas de cinema desativadas, e conseguiu-o no Cinema Trindade, Cinema Batalha e, em Viseu, o Cinema Ícaro, que acolher a edição de 2018.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm