Foto: D.R.

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai assinalar a data de 8 de março, Dia da Mulher, com a realização do segundo simpósio da unidade da Mulher e da Criança, com o mote “Hoje e sempre … Mulher!”.

Haverá uma conferência, a partir das 09:00, no auditório do Hospital de São Teotónio, em Viseu, que incluirá dois momentos de debate sobre mutilação genital feminina, com moderação de Margarida Carvalho e a participação das especialistas Catarina Belo, Clara Rodrigues, Ana Campos e Maria do Carmo Ferreira, enquanto o debate sobre os desafios da mulher tem a moderação de Paula Pinto Ferreira e os contributos de Catarina Oliveira, Maria José Francisco, Daniela Silva e Sandra Ferreira.

Sobre a questão da mutilação genital, lembra a organização do simpósio que Portugal é considerado um dos países de risco elevado, onde residem comunidades migrantes oriundas de países em que esta prática ainda acontece.

Segundo dados de 2015, residiam em Portugal 6.500 vítimas de mutilação genital, sendo que apenas 10 por cento foram sinalizadas pelo Serviço Nacional de Saúde.

No mesmo ano, das 53 mulheres residentes no distrito de Viseu e que eram provenientes de países praticantes de mutilação genital, 26 tinham sido submetidas a esta prática.

Só no ano de 2021 foram diagnosticados 141 casos nas unidades de saúde a nível nacional.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm