O número de empresas criadas em janeiro atingiu as 4.716, menos 16% em relação ao mesmo período do ano passado, mas o distrito de Viseu contrariou a tendência e registou uma subida, segundo dados da Informa D&B.
De acordo com o barómetro, o setor dos transportes registou uma descida significativa no mês de janeiro, menos 25% de constituições, provocada pela queda na criação de empresas de atividades de serviços no transporte de passageiros.
Relativamente à distribuição geográfica, os únicos distritos com crescimento na criação de empresas, ainda que ligeiro, foram Viana do Castelo com mais 3,1%, Viseu com mais 2,2% e os Açores com um aumento de 40%.
No primeiro mês de 2025 encerraram 656 empresas, um registo abaixo do mês homólogo, já no acumulado do último ano, o indicador atingiu os 13.359 encerramentos de empresas, o que corresponde a menos 13% de encerramentos face aos 12 meses anteriores.
Em janeiro de 2025 iniciaram um processo de insolvência 195 empresas, o que corresponde a uma descida de 8% face a janeiro do ano passado.
Em relação aos setores, a constituição de empresas na agricultura aumentou 8,9%, em relação a janeiro de 2024, enquanto o número de empresas nas atividades imobiliárias cresceu 9,2%.
Em sentido contrário, o número de novas empresas nos serviços gerais baixou 24%, na mesma linha as empresas no setor dos serviços empresariais decresceram 15%.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.