Foto: CM Nelas

São cinco os municípios do distrito de Viseu, dois dos quais pela primeira vez, entre os 108 que a nível nacional foram distinguidos com a ‘Bandeira Verde’ que os reconhece como ‘amigos das famílias’.

O galardão é atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), desde 2088, e são as autarquias quem se candidata ao galardão, tendo para isso que cumprir determinados requisitos, ao nível de promoção de políticas em áreas como o apoio à maternidade e paternidade, às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

No distrito de Viseu a Bandeira Verde foi atribuída este ano aos municípios de Nelas, São Pedro do Sul e Viseu, que recebem o galardão há mais de três anos consecutivos, e ainda Cinfães e Tarouca, pela primeira vez galardoados com a Bandeira Verde.

Este ano são distinguidos 108 municípios, representando mais de cinco milhões de pessoas, quando no ano passado tinham sido premiadas 95 autarquias.

Para a atribuição do galardão deste ano foram avaliados dados reportados pelos municípios em 2022

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.