Foto: CMV / Rui da Cruz

Já arrancou a edição 2025 do Educarte, o festival de práticas artísticas organizado pelo Município de Viseu, que até sábado leva perto de um milhar de crianças até à Quinta da Cruz, em São Salvador.

Crianças de 47 turmas e jardins de infância, escolas básicas e instituições de apoio à infância e à deficiência do concelho, participam no evento que este ano conta com um programa que promove a narração oral, biodiversidade, a identidade, a ilustração científica, a música e a sustentabilidade.

No último dia do Educarte 2025, e pelas 10:30 de sábado, haverá uma programação reservada às famílias e aos mais pequenos, com diversas oficinas criativas sobre temas como ‘Domo da Polinização’, dinamizada por Margarida Botelho, ‘História de Argo’, com Bártolo e Sandra, ‘A Viagem de uma Semente’, com Gabriel Silva, ‘Mosaicos de Símbolos’ e ‘Monotipia, ambas com artistas e investigadores associados da APECV, e ‘Somos Todos Azuis’, com Juliana Ferreira.

Diversas atividades que “exploram diferentes técnicas artísticas e incentivam a reflexão sobre temas como o meio ambiente, a comunidade, a ligação com a natureza e a expressão individual e coletiva”, refere a autarquia de Viseu que organiza o Educarte.

Durante a tarde, e a partir das 15;00, será inaugurada a exposição ‘Reminiscência Sensorial – Reencontro com a lã e o barro’, da artista Samira Jamouchi.

Segue-se o espetáculo de teatro de rua ‘Trio Partilhas, pela Quinta Oficina, que junta palhaços músicos, mágicos e malabaristas.

Às 17:00, o guitarrista clássico David Rodríguez Iborra encerra a programação com o concerto ‘Viaje de Ida y Vuelta, um percurso sonoro que cruza o repertório erudito com raízes populares, do Renascimento ao Nacionalismo Espanhol.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!