Foto: CMV (Rui da Cruz)

Câmara de Viseu já abriu as candidaturas para a edição de 2025 do Eixo Cultura, o programa de apoio à Criação Artística, Programação Artística e Projetos Emergentes, com uma dotação financeira de 460 mil euros.

Os criadores e agentes culturais devem apresentar as candidaturas até 5 de novembro, para um programa que em 2025 tem 150 mil euros para projetos de Criação Artística, que não sejam integrados em eventos, e dedicados às artes performativas (música, teatro, dança, cinema e multimédia), circo contemporâneo, artes visuais (fotografia e artes plásticas), artes de rua, promoção do livro e da leitura, e projetos multidisciplinares nos domínios da criação e da edição.

Para as duas categorias de Programação Artística, o Eixo Cultura reserva 260 mil euros para apoiar projetos ou iniciativas que “ocorram de forma regular ou pontual” em Viseu. Serão ainda apoiados projetos de preservação, valorização e divulgação da cultura tradicional.

Quanto aos Projetos Emergentes, para 2025 a autarquia de Viseu vai apoiar projetos de jovens artistas e agentes culturais até aos 30 anos, com o objetivo de “identificar, dar visibilidade e fomentar uma nova geração de criadores e novos modelos de criação, exibição e exposição”.

Conta com um financiamento total de 50 mil euros, e cada projeto pode ser apoiado com verbas entre 2.500 a 15 mil euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu