Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou para dia 03 de fevereiro uma greve do pessoal de enfermagem que presta serviço no Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).

Os enfermeiros iniciaram no Algarve uma greve parcial, que vai prolongar-se até dia 23 de fevereiro, percorrendo diversas regiões do país, e que em Viseu acontece esta sexta-feira. Frisa o sindicato que é uma greve “simbólica” de duas horas, ao abrigo de um ciclo de protestos a nível nacional, exigindo “justiça” na interpretação do decreto-lei sobre contabilização dos anos de serviço para progressão na carreira.

O sindicato diz que há no CHTV, enfermeiros com 10, 15 e 20 anos de profissão, que desempenharam ou desempenham funções como especialistas, e que estão a auferir menos salário que colegas 10 a 15 anos mais novos.

O sindicato refere ainda que o CHTV tem cerca de 1.100 enfermeiros, dos quais cerca de 600 não terão bem contabilizados os anos de serviço para efeitos de progressão na carreira.

Outra reivindicação da classe, é acabar com o que consideram ser a discriminação do setor face aos restantes trabalhadores da administração pública.

O pagamento de retroativos a janeiro de 2018 é outra das exigências dos enfermeiros, uma vez que, na contagem de pontos para progressão na carreira, o decreto-lei de novembro passado define o pagamento de retroativos apenas a janeiro de 2022.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.