A ERSAR, Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, atribuiu o selo de ‘Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano’ a três entidades no distrito de Viseu.
Foram atribuídos aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS), à água da rede pública no município de São João da Pesqueira e também à empresa Águas do Planalto, que assegura o abastecimento de água ao domicílio às populações dos concelhos de Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Mortágua e Tábua.
O galardão é atribuído a entidades gestoras que se destacam pelo bom desempenho na prestação de serviço de abastecimento público de água aos consumidores e que garantem, pelo menos, 98,2% de água pública segura.
A ERSAR avalia, entre outros, os indicadores e dados do ciclo de regulação do controlo de qualidade da água, além de ser feita uma avaliação qualitativa com base em aspetos relacionados com a gestão, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.
A entidade distinguiu 83 entre as 221 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa no ano de 2023.
“Este selo de excelência é uma conquista de todos os viseenses e do SMAS enquanto serviço municipalizado. É uma boa notícia porque reforça a confiança no consumo da nossa água pública e consolida a posição de Viseu como ‘melhor cidade para viver’”, salientou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, em comunicado.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.