A Câmara de Viseu e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) vão desenvolver mais uma edição conjunta do Escola Ativa, o programa com que pretendem promover a atividade física nos mais novos.
É o regresso depois de uma pausa no ano letivo passado, e o objetivo é que as crianças das escolas do concelho aproveitem os momentos de pausa nas atividades escolares para desfrutarem de momentos de brincadeiras que envolvem exercício físico.
Durante a assinatura do protocolo, o presidente da autarquia, Fernando Ruas, lembrou que “Viseu foi considerada há pouco tempo uma cidade feliz, a mais feliz de Portugal, e isso também se deve à forma como tratamos as nossas crianças”.
Já o Presidente da Direção do IAC, Manuel Coutinho, manifestou estar “feliz com esta parceria que se renova pelo segundo ano, e estamos certos que continuaremos a fazer o melhor para as nossas crianças”, e defendeu que “’é através da brincadeira, do brincar espontâneo, que a crianças aprendem sobre si e sobre o outro. Uma criança que tem os joelhos esfolados é uma criança feliz”, frisou aquele responsável.
O Escola Ativa avança agora de novo neste ano letivo, com o objetivo de “resgatar e estimular a cultura do brincar enquanto atividade livre e não orientada”, e de promoção de “atividades desenvolvidas em contacto com a natureza”, e criar “momentos de estímulo e coesão da comunidade escolar”, pode ler-se na nota de imprensa da autarquia de Viseu.
O projeto procura também o envolvimento das associações de pais, juntas de freguesia, encarregados de educação e outras entidades locais, na vida das escolas.
O Escola Ativa prevê que sejam feitas ações de formação e sensibilização junto da comunidade escolar e das famílias.
Está também está prevista a emissão de pareceres técnicos sobre propostas de intervenção para melhorar os recreios nas escolas, de vistorias aos espaços e com elaboração de documentos de avaliação.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.