Foto: Luis Belo

Em Viseu, a Incubadora do Centro Histórico, vai ser palco para a estreia de ‘Esse Caminho Longe’ da Companhia Cem Palcos.

É um espetáculo de teatro, vídeo e música, encenado por Graeme Pulleyn e Marcio Meirelles e inspirado em textos de Olinda Beja e Lígia Soares, um espetáculo imersivo, para o qual contribui ainda a escolha do espaço reservado aos espectadores que, durante a apresentação, são implicados no desenvolvimento dos acontecimentos. ´

Uma criação sobre distâncias e proximidades, que narra a História, as histórias e as estórias que cruzam são-tomenses e portugueses.

A estreia está marcada para as 21:00, e o espetáculo terá uma segunda apresentação no dia seguinte, domingo, pelas 16:00, e também no fim-de-semana de 11 e 12 de novembro.

‘Esse Caminho Longe’ tem como ponto de partida as narrativas de vida dos filhos de mães são-tomenses e pais portugueses que nasceram em São Tomé, mas foram trazidos para Portugal. Como é o caso da escritora Olinda Beja, cuja vida e obra são parte importante desta criação sobre o limbo identitário que representa crescer entre a cultura europeia e a africana.

A história de vida da poetisa portuguesa, de origem São Tomense, Olinda Beja, é apenas um exemplo entre muitos de crianças “mestiças” retiradas (muitas vezes à força) às mães negras pelos pais brancos e trazidas para Portugal para serem criadas e “integradas” na sociedade branca no século XX e os que o antecederam.

Como ela, muitas crianças “mestiças” cresceram suspensas entre dois mundos, duas culturas, duas cores de pele. As sensações de não pertencer nem a um sítio, nem ao outro, de ter saudades de lá e saudades de cá, de viver uma vida europeia, mas com os ritmos, os sabores, as memórias e até a língua de África gravados no corpo, atravessam a vida de quem sofre racismo tanto em Portugal, como em São Tomé.

“Esse Caminho Longe” mergulha na história, mas também olha para os novos perigos da intolerância, as novas dinâmicas geopolíticas internacionais, os novos fluxos migratórios, as oportunidades e os perigos que enfrentamos juntos.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.